Seguidores

domingo, 10 de março de 2013

Rotina de trabalho com alfabetização


1-Trabalho com o Alfabeto

É uma parte muito importante na aula e faz parte da rotina diária. Como ele fixo o nome das letras, o som de cada uma e sequência alfabética.

Uma sugestão bem legal: Música “Suco gelado”

SUCO GELADO
CABELO ARREPIADO
QUAL É A LETRA DO SEU NAMORADO
A-B-C-D-E...... sempre apontando as letras no alfabeto que deve ser fixado acima do quadro negro.

Primeiro vamos na sequência e depois saltando. Cada dia um aluno vai apontar as letras no alfabeto para a sala ir falando.
Faço esse tipo de atividade até que todos sejam capazes de reconhecer e nomear todas as letras e saber a sequência alfabética.

2-Trabalho com o calendário

Trabalhamos o dia do mês, o ano, o mês, que dia ou mês vem antes ou depois de...

Trabalhamos o clima desenhando, abaixo de cada quadrinho com o dia do mês, como está o tempo e no final do mês fazemos tabelas e gráficos: quantos dias chuvosos, nublados, ensolarados

Trabalhamos primeiro dia da semana, os nomes dos dias (é bom fazer um cartaz com um nome embaixo do outro na ordem e fixar na parede, fazer também um de números com as escritas por extenso dos mesmos e um com os meses do ano - Esse material é necessário, pois eles usam como suporte para a escrita autônoma).

3-Leitura pelo professor

Três vezes por semana eu leio, no início da aula, um livro, uma receita, um poema, uma música, ou seja, uso variedade textual, vários gêneros e autores. A cada texto lido, eu uso uma estratégia diferente para prender a atenção dos mesmos (mudo o tom de voz para cada personagem, faço mistério, deixo para ler o final depois, pergunto o que acham que vai acontecer depois de certa parte do livro (instigo de forma que leiam as entrelinhas, o implícito e o explícito). Faço também leitura por capítulos.

4-Leitura compartilhada

Faço duas vezes por semana. Os alunos acompanham a leitura na cópia que recebem. É bom trabalhar com textos de memória, cantigas, trava línguas. Depois da leitura colam no caderno de texto ou outro.

Você também pode aproveitar o texto para fazer a leitura de ajuste onde pede para as crianças encontrarem e grifarem as palavras que você pedir.

5-Roda da conversa

Uma vez por semana, com as crianças dispostas em círculos, discutimos fatos ocorridos na escola, no bairro, no mundo. Falamos sobre sentimentos, sobre assuntos ligados à ciência, consumo, ética, convivência, fatos históricos.

6-Roda literária

Todo final de semana as crianças levam gibis, livros ou revistas para leitura e para compartilhar o prazer da mesma com os familiares.
Então, na segunda feira , fazemos a roda literária onde os alunos fazem indicações do que leram. Leiam esse livro porque.. Eu indico esse livro porque... Ou não indico essa leitura porque.... Eles fazem um breve resumo da obra (oralmente)

7- Contagem dos alunos

Outra atividade que faz parte da rotina diária.
Esta atividade é iniciada com a Chamada (na minha sala temos a Chamadinha dos Meninos e a das Meninas). A ficha com o nome da criança ausente é virada.
Após terminada, fazemos a contagem: quantos meninos, quantas meninas, quantos temos ao todo e quantos faltaram. Para esta atividade utilizo o cartaz “Quantos somos hoje?” onde são feitos os registros.

O QUE ACHO IMPORTANTE TER EXPOSTO NAS PAREDES DA SALA:

Alfabeto acima da lousa
Calendário do Mês e os dias da Semana e Meses do Ano
Numerais e suas escritas
Chamadinha e Cartaz “Quantos somo hoje?” 

http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

L