Seguidores

domingo, 10 de março de 2013

Interpretação de texto - 2º ano


1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
2) QUE TIPO DE TEXTO É ESTE?JUSTIFIQUE.
3) DE QUEM É A CHÁCARA?
4) DE QUE O CHICO BRINCA QUANDO CHOVE?
5) O QUE ELE FAZ QUANDO NÃO CHOVE?
6) O QUE TEM NA CHÁCARA DO CHICO BOLACHA?
7) DESENHE A CHÁCARA DO CHICO BOLACHA


DONA JOANINHA




OLÁ, EU SOU A DONA JOANINHA, TENHO SEIS PATINHAS QUE ME LEVAM  POR AÍ.

NA MINHA CABEÇA TENHO DUAS ANTENAS PARA SENTIR O CHEIRO E GOSTO DAS COISAS.

.

MINHA COMIDA PREFERIDA SÃO OUTROS INSETOS, ALGUNS DESTES INSETOS QUE SERVEM PARA ME ALIMENTAR FAZEM MAL ÀS PLANTAS.

POR ISSO MUITOS AGRICULTORES, AQUELAS PESSOAS QUE PLANTAM E COLHEM, ACHAM QUE EU SOU BENÉFICA, POIS EU AJUDO A DIMINUIR O NÚMERO DE PRAGAS E AS PLANTINHAS CRESCEM FELIZES E DÃO MUITOS FRUTOS.

EU POSSO VIVER ATÉ CENTO E OITENTA DIAS, CERCA DE SEIS MESES, MAS NÃO SEI SE VOU VIVER TANTO ASSIM, É QUE TEM MUITO AGRICULTOR E ATÉ MESMO NAS CASAS DAS PESSOAS, QUE PASSAM VENENO NAS PLANTAS, OS CHAMADOS AGROTÓXICOS, PARA MATAR OS INSETOS QUE PREJUDICAM AS PLANTAS E EU, QUE NÃO FAÇO MAL A NINGUÉM, ACABO MORRENDO TAMBÉM.

EU ACHO QUE NÃO DEVERIAM USAR TANTO VENENO ASSIM, EU E MUITOS OUTROS INSETOS AMIGOS MEUS, AJUDAM A ACABAR COM VÁRIAS PRAGAS.

OS AGRICULTORES PODIAM NOS CONTRATAR PARA ACABAR  COM OS INIMIGOS DAS PLANTAS, IA SER MELHOR PARA TODO MUNDO, INCLUSIVE PARA O PRÓPRIO SER HUMANO,  JÁ QUE NÃO IA TER VENENO NA COMIDA QUE ELE COME.

MAS JÁ QUE ISSO NEM SEMPRE ACONTECE, É BOM LAVAR MUITO BEM TODAS AS VERDURAS ANTES DE COMER, ISSO PARA NINGUÉM CORRER O RISCO DE FICAR DOENTE OU INTOXICADO.


Responda as Perguntas Abaixo: 
É só ler a frase e escrever a resposta na caixinha que tem em baixo de cada pergunta. Cada resposta é composta de apenas uma palavra.
.
1) Qual é o nome do inseto descrito no texto?
.
2) Quantas patas a joaninha tem?
.
3) Onde ficam as antenas da joaninha?
.
4) Qual é a comida preferida da joaninha?
.
5) Até quantos meses a joaninha pode viver?
.
6) Como são chamados os venenos que os agricultores passam nas plantas?
.
7) Para diminuir os riscos de alguém ficar doente, o que é necessário fazer com as verduras antes de comer?

.











A MINHOQUINHA DORMINHOCA
[minhoca-colorir%255B2%255D.jpg]


A MINHOQUINHA LARISSA MORAVA NUM BELO JARDIM, CHEIO DE FLORES. 
SUA CASA FICAVA NO PÉ DA ROSEIRA AZUL, E ERA MUITO ARRUMADINHA. 
NO INVERNO FEZ TANTO FRIO, MAS TANTO FRIO, QUE A MINHOQUINHA FECHOU AS PORTAS E AS JANELAS DA CASA E FOI PRA CAMINHA. 
COBRIU-SE COM TODOS OS COBERTORES QUE TINHA E FICOU TÃO QUENTINHA, MAS TÃO QUENTINHA, QUE ACABOU DORMINDO O INVERNO INTEIRO. 
FOI-SE O INVERNO E VEIO A PRIMAVERA. AS FLORES DO JARDIM SE ABRIRAM PARA O SOL E A VIDA FICOU MAIS FELIZ. AS ABELHAS VIERAM COLHER O PÓLEN DAS FLORES. AS FORMIGAS SAÍRAM DO FORMIGUEIRO PARA PEGAR FOLHAS VERDINHAS. OS PASSARINHOS CANTAVAM NAS ÁRVORES E FAZIAM SEUS NINHOS.
FOI QUANDO TITI, O BEIJA-FLOR, SENTIU FALTA DA MINHOQUINHA.
- ONDE ESTÁ A LARISSA? – PERGUNTOU ELE.
MAS NINGUÉM TINHA VISTO AINDA A MINHOQUINHA NESSA PRIMAVERA. 
TITI FOI ATÉ A CASA DELA E VIU PORTAS E JANELAS FECHADAS. 
ENTÃO TITI TEVE UMA IDÉIA: FAZER UMA SERENATA PARA ACORDAR A MINHOQUINHA. 
COMBINOU TUDO COM OS AMIGOS DO JARDIM. O GRILO TROUXE O VIOLINO. A BORBOLETA TROUXE A TROMBETA. O CASTOR TROUXE O TAMBOR. E O BEIJA-FLOR CANTOU UMA LINDA MÚSICA.
A MINHOQUINHA ACORDOU, SE ESPREGUIÇOU, SAIU DA CAMA E FOI VER O QUE ERA AQUILO. QUANDO ABRIU A JANELA O SOL ENTROU EM SUA CASA E ELA PODE OUVIR A LINDA CANTORIA DA PRIMAVERA.
                                                            AUTOR: EMÍLIO CARLOS

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
1 - QUAL É O NOME DA MINHOQUINHA DA HISTÓRIA? 

2 - ONDE ELA MORAVA?
3 - O QUE A MINHOQUINHA FEZ NO INVERNO?
4 - QUEM SENTIU A FALTA DA MINHOQUINHA?
5 - TITI, O BEIJA-FLOR, TEVE UMA GRANDE IDEIA PARA ACORDAR A MINHOQUINHA LARISSA. QUAL FOI?
6 - A IDEIA DE TITI TERIA DADO CERTO SEM A AJUDA DOS AMIGOS? POR QUÊ?
7 - QUANDO A MINHOQUINHA ACORDOU, JÁ ERA QUE ESTAÇÃO DO ANO?
8 – A MINHOQUINHA LARISSA ACORDOU “PODE OUVIR A LINDA CANTORIA DA PRIMAVERA”. IMAGINE A CENA E DESENHE ABAIXO O QUE A MINHOQUINHA VIU AO ABRIR A JANELA. NÃO SE ESQUEÇA DE COLORIR BEM BONITO E ALEGRE O SEU DESENHO.





3 comentários:

Cintia Douglas disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rita de Cassía disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
BÁRBARA GUIMARÃES FONSECA disse...

As atividades são excelentes. Obrigada pela ajuda!

Postar um comentário

L